Pesquisar este blog (& cia)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Serpentes

As serpentes*, também chamadas ofídios (Ophidia), ou erroneamente cobras, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à sub-ordem Serpentes, bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.

Há também várias espécies de lagartos sem patas que se assemelham a cobras, sem estarem relacionados com estas.

As serpentes estão mais profundamente relacionadas a lagartos varanoides, muito embora não haja uma identificação mais clara sobre qual seria o grupo de varanoide mais relacionado evolutivamente. Os grupos de lagartos varanoides mais provavelmente relacionados com serpentes são provavelmente os das famílias Lantanotidae e Mossassauridae.

Mastigodryas bifossatus: Ou também conhecida como "Jararacuçu do Brejo" é uma serpente não peçonhenta, mas porém, extremamente agressiva mas mesmo assim inofensiva, alimenta-se de anfíbios, aves, lagartos e roedores. Aparece muito do centro para o sul do Brasil, tem um tamanho médio de 1,8 metro. Bitis gabonica: Ou víbora do gabão, é uma cobra que habita as vastas planícies do sul do saara, tem um veneno altamente poderoso, sendo extremamente perigoso para humanos, sobretudo para crianças, mede até 1,8 metro e põe até 36 ovos, o dente do animal adulto pode chegar a medir 5 cm.





Crotalus durissus: é o nome científico de uma espécie de cascavel, cuja área de distribuição se estende do México até Argentina. É também conhecida como boicininga, boiçununga, boiquira, cascavel-de-quatro-ventas, maracá e maracabóia.
Os machos chegam a atingir 1,5 m de comprimento (as fêmeas são, em geral, menores).
O revestimento é castanho, com losangos verticais escuros, e cores claras na margem. A parte dorsal da cauda é escura com barras transversais do mesmo tom. A região ventral é mais clara.
Alimentam-se de mamíferos e aves. Os animais mais jovens preferem lagartos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário